domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal Haiti!!!

No ano de 2009, o Haiti foi vítima de um ataque da natureza, o equivalente à 25 bombas atômicas caíram de uma só vez em Porto Príncipe, o desastre resultou  em desesperoo para os dois milhões de habitantes da capital do Haiti.
O maior pecado desta Ilha foi ter sido a pioneira na luta contra a escravidão, a qual foi abolida em 1804. Pouco tempo depois da revolução Francesa, o Haiti torna-se a primeira republica negra do planeta.
Esta ousadia jamais foi perdoada pelos países poderosos e dominadores. O Haiti foi cercado, asfixiado, sitiado e ocupado pelos EUA.
Na década de 50 o Haiti mergulhou num longo e assustador período, comandado pelo assassino François Duvalier, o Papa Doc, sucedido pelo seu filho Baby Doc, até 1986.
Mantiveram o poder de forma violenta, criando uma polícia secreta conhecida como Tonton Macoute ( bicho papão ), a qual matou mais de 30.000 opositores.
Na década de 90, René Préval, substituto de Jean Bertrand Aristide (  derrubado duas vezes do poder ), não ousou enfrentar os EUA,  privatizou as empresas e assumiu a cartilha neo liberal.
Resultado: O Haiti tem a maior taxa e pobreza da América, 70% da população está abaixo da linha da pobreza e 52% são analfabetos.
Para coroar as mazelas do Haiti, tropas militares da ONU, comandadas pelo Brasil, ocupam o país, que agora é vítima de uma epidemia de cólera.
Triste combinação, racismo com genocídio. Não dá pra calar, o Haiti não necessita de tanques de guerra e baionetas, o país carece de saneamento básico, de água potável e principalmente que devolvam o país aos seus verdadeiros donos.
Aproxima-se o natal, e este com certeza seria o melhor presente que os haitianos poderiam receber do governo brasileiro.
Feliz natal Haiti,pois pior do que a perversa ação dos criminosos está o também criminoso silêncio dos bons.